quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dia Internacional dos Museus



No dia 18 de maio foi comemorado, no mundo todo, o Dia Internacional de Museus. Criado pelo Comitê Internacional de Museus - ICOM, o Dia Internacional de Museus é a ocasião de, a cada ano, sensibilizar o público para a importância dos museus na sociedade. Este ano, o tema proposto para as comemorações pelo ICOM  é "os museus e seus amigos".
Nossa escola não poderia ficar de fora dessa comemoração, e sendo assim, os alunos das primeira séries do Ensino Médio Integral visitaram o Museu de Arqueologia da Lomba Alta e tiveram o privilégio de verem as peças sendo exibidas pelo Senhor Altair Wagner, que carrega uma imensa bagagem cultural e mais do que ninguém conhece cada peça do Museu, pois foi seu idealizador e concretizador.
Os alunos ficaram muito interessados pelas explicações e ao final da apresentação fizeram inúmeras perguntas ao senhor Altair. Foi um passeio muito proveitoso, aos alunos e professores.
Fundado em 2002 em homenagem ao cinquentenário de morte de Alfredo Henrique Wagner, o Museu de Arqueologia de Lomba Alta é uma réplica da residência do patrono do município. Com sua edificação em estilo suíço-germânico, no térreo está um vasto material de interesse arqueológico, geológico, numismático e ecológico. Já no sótão ficam antiguidades diversas, como louças, ferramentas e peças do vestuário; a maioria pertence à família de Alfredo Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário