ATIVIDADES COM CESTARIA EM JORNAL PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E
VALORIZAÇÃO DO ARTESANATO.
A reutilização de materiais
contribui para a preservação ambiental, para o aspecto econômico e o
fortalecimento da identidade cultural, constituindo uma fonte de recursos para
muitos cidadãos. O desenvolvimento de oficinas culturais faz parte do Currículo
do Ensino Médio Integral da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. O
Artesanato é tema de uma das oficinas oferecidas aos alunos do primeiro ano,
primeira turma integral implantada em 2012 na Escola de Educação Básica Silva
Jardim, no município de Alfredo Wagner – SC. A temática deste projeto foi a
cestaria em jornal, objetivando a conscientização de alunos e da comunidade a respeito
da preservação ambiental, agregado ao desenvolvimento sustentável a partir do
trabalho artesanal com jornal, valorizando, assim, esta forma de trabalho presente
em toda a região e procurando mostrar aos participantes que o lixo, pode ser
útil através de sua reutilização. As oficinas de cestaria em jornal foram
desenvolvidas a partir da reutilização de jornais, pesquisas e exposições e
cada aula teve a duração de 45 minutos. A relevância do trabalho se encontra na
preocupação com a preservação do meio ambiente, como também no fortalecimento
da identidade cultural dos alunos. O resultado foi considerado satisfatório,
pois proporcionou aos alunos momentos de integração, reflexão e consciência
ambiental, além de contribuir para sua autoestima no que tange à oportunidade
de superar seus limites e alcançar novos objetivos. Com as técnicas
desenvolvidas, foram confeccionados diferentes modelos de cestaria em jornal e
expostos à comunidade escolar, compondo a Exposição “Mãos que Fazem”, que teve
a contribuição de trabalhos artesanais dos familiares dos alunos.
Objetivos da Oficina:
• Compreender o
conceito de Artesanato;
• Mostrar aos alunos
imagens da produção de cestaria no Brasil;
• Produzir uma
cestinha de jornal e criar uma peça própria em cestaria com revista ou outros
materiais;
• Promover
participação, auto-conceito, integração entre os alunos;
• Realizar uma
Exposição de Artesanato, envolvendo a comunidade local.
Aula 1: Estratégias e recursos da aula
Iniciar a aula conversando com os
alunos sobre artesanato, fazendo perguntas para o aluno valorizar aquilo que é
produzido em nossa comunidade, em nosso estado e no Brasil. Perguntas como: O
que a palavra Artesanato nos lembra ? Alguém da família faz algum tipo de
Artesanato? Qual? - Quantos convivem ou
reconhecem peças de artesanato em seu cotidiano? - Se eles acham que o
artesanato pode ser entendido como uma forma de arte? - Qual a diferença de uma
peça de artesanato para uma obra no museu?
Leitura e debate do texto
“Histórico do Artesanato”.
Mostrar imagens de trabalhos
artesanais para ampliar a discussão.
Na cestaria podem ser utilizadas
diferentes fibras como vime, junco, palha e até mesmo papel, dentre outras, para
confeccionar objetos, obtidos através da trançagem, Relacionada à fabricação de
cestos, seu campo se alarga, compreendendo também esteiras, móveis, vasilhas e
etc.
Aula 2:
Iniciar a confecção da primeira
cesta em duplas. (básica, estimulando a concentração e a lógica existente na
trama, além de ampliar a interação entre alunos)
Aula 3:
Pintura com tinta guache.
A impermeabilização foi feita com
verniz.
Aula 4:
Vídeo-aula na sala de informática:
“CESTARIA COM
JORNAL E PAPELÃO”
Filme arte da Fibra - http://www.youtube.com/watch?v=qKwQiTULcFU
cestaria com Marina Freitas - http://www.youtube.com/watch?v=CKCAE-7-mZM
Iniciamos o projeto de um cestinho com outra técnica,
aprendida em vídeo.
Aula 5:
Aplicação da nova técnica:
confecção dos canudos em jornais, recorte do fundo e colagem da base. Cesto
individual.
Aula 6: Confecção de canudos que constituirão as laterais (altura)
da cesta e início da trançagem.
Aula 7: acabamentos, pintura dos cestinhos.
Aula 8: Exposição na Escola.
Conclusão do projeto: Exposição aberta “Mãos que Fazem” com a
participação de artesanato dos alunos e de seus familiares. A exposição será
feita no dia da reunião de pais da escola.
Avaliação
O projeto teve a duração de um
mês e meio. As oficinas tiveram início com o ano letivo e finalizando dia 29 de
março. A Exposição ocorrerá no final do bimestre, na entrega de boletins e espera-se
que seja um sucesso, pois acredita-se que os familiares e alunos, que compõem a
comunidade escolar irão perceber os bons trabalhos artesanais feito pelos
alunos e também presentes na região de Alfredo Wagner.
Avaliou-se o envolvimento e a
participação de cada aluno durante as oficinas. Buscou-se perceber se houve
avanço no conceito de manifestação artística artesanal, englobando e
valorizando a produção que cerca os alunos. Observou-se o desenvolvimento da
cestinha como complementação de todo o raciocínio feito durante as discussões,
avaliando também o envolvimento dos alunos no que tange à aprendizagem
colaborativa e coletiva.
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