Papo de Adolescente



Questões elaboradas por: Ataline, Cassiani, Gabriel F.
Participação: Toda a sala da 1ª 1

Papo de Adolescente

Adolescência (do latim ad: para + olescere: crescer = crescer para). A adolescência é uma fase da vida do ser humano de profundas transformações bio-psico-sociais. É o começo de um despertar para um mundo novo e por consequência adquirir a capacidade de poder mudar o mundo.
Ouvimos falar muito do termo “aborrecência” em relação aos adolescentes na fase da adolescência. É um período de muitos conflitos, de dúvidas e questionamentos.
Acabam por rotular esta fase de “aborrecência”, como se os adultos nunca tivessem passado por esse período. Ou será que é porque passaram que conhecem tão bem?
Muitas vezes os adolescentes não se sentem à vontade com os pais, têm vergonha de comentar alguns assuntos, ou os pais também não se sentem em condições de passarem as informações, responderem questionamentos. Por este motivo desenvolvemos um página com “PAPOS DE ADOLESCENTE”, para que tentarmos de alguma forma, ajudar e iluminar a mente dos nossos jovens para um caminho correto e seguro. 

1 – Por que nós, adolescentes, temos tanta necessidade de estarmos apaixonados por alguém? Carol
A adolescência é um momento em que estamos deixando de ser crianças e nos preparamos para a vida adulta. O corpo quer viver a realidade da vida adulta... o amor. Assim ele se apaixona por um, por outro, as vezes por vários e nem sabemos o que é amor de verdade, quem amamos mais... É vivermos em um mundo que se encontra entre o faz de conta e a realidade... algo como um conto de fadas, um príncipe, uma princesa e o amor eterno... com o tempo o corpo se situa na realidade e a sensação de conto de fadas diminui. Por isso que devemos ser cuidadosos na paixão, senão o amor dos sonhos, do conto de fadas pode tornar-se o pesadelo da maturidade: uma gravidez inesperada ou doenças.

2 – Por que estamos sempre procurando ser melhores que os outros, por que nós competimos com outros adolescentes? Camila
Acredito que eles se preocupam muito mais com que os outros vão achar do que ser eles mesmos. Dão mais valor a reputação (o que os outros pensam) do que com a consciência (o que eles realmente são).
Infelizmente, este é um fato que ocorre na quase totalidade dos adolescentes. Estão em uma fase de transição, não são mais crianças, mas também não são adultos independentes. Estão no meio termo. E nada mais chato do que você ser "meio-termo". Eles se espelham em quem está mais próximo.
É o momento em que ele precisa chamar a atenção das pessoas a sua volta, para um problema ou até mesmo um pedido de carinho, de amor, porque há preocupação em sua aceitação na "sociedade”, como os outros os vê.
É uma fase, a cabeça ainda não tem uma formação completa do que se quer ao certo, com isso os adolescentes são vítimas de influências, principalmente da mídia. Até a moda quem faz é a mídia. Nessa fase é mais fácil se deixar levar, por isso querem aparecer a todo o momento.
Estão em busca de sua personalidade e sendo assim necessitam ser apreciados. Por isso andam em grupos e tentam ser aceitos pelos amigos pertencendo à mesma tribo.
A busca constante do jovem para ser popular, é para ficar distante de qualquer constrangimento que possa surgir, e muitas vezes querendo mostrar superioridade às outras pessoas, mais no fundo sofrendo de autoconfiança.

3 – Adolescentes na nossa idade duvidam da existência de Deus, por quê? Eliziane
Por que os interesses dos adolescentes está no viver a vida com muita ansiedade, como se o tempo não lhes permitisse “aproveitar” a vida. O mundo oferece muitas coisas que aparentemente são boas, porém muitas vezes são perigosas.
O contexto famíliar tem grande responsabilidade no que diz respeito “Crer em Deus: Se o meio familiar está promovendo a aproximação do jovem à Deus, através de atitudes que levem o adolescente dar um espaço para ouvir, falar de Deus, espaço para louvar a Deus, espaço para entregar a vida à Deus.
Não será possível crer em algo que eles não podem ver, penso que a família é fundamental nesse processo.
4 – Não respeitamos nossos pais, professores e a ninguém, mesmo sendo mais velhos, por quê? Elâine
Esta é uma resposta bastante complexa de se encontrar, mas tentarei expor uma breve reflexão que talvez elucide um caminho para uma possível resposta. A adolescência é um período de grandes transformações na vida das pessoas e é uma época de imaturidade em busca de maturidade. É normal que haja mudanças profundas de comportamento e opinião, fato que muitas vezes assusta a família do adolescente. A rebeldia, demonstrada no desrespeito aparece em muitos adolescentes e é uma forma de linguagem que precisa ser entendida, mas também repensada pelo próprio adolescente, pois é bem difícil para os pais e professores este novo período, o que dificulta as relações sociais.
A adolescência não trata apenas de uma mudança na altura e no peso, nas capacidades mentais e na força física, mas, também, de uma grande mudança na forma de ser, evoluindo a personalidade. É bastante comum ocorrer um desequilíbrio nas emoções, que se reflete na sensibilidade exagerada e na irritabilidade, ou intolerância às mais diferentes situações que o adolescente vive em seu cotidiano. Parece que o adolescente “não sintoniza” com o mundo dos adultos. 
A pergunta ressalta que “mesmo mais velhos” (nós, adolescentes, não respeitamos)  e gostaria de lembrar que a adolescência é um período bem extenso e segundo estudos se divide em: puberdade ou adolescência inicial (11 a 14 anos);  adolescência média (13 a 17 anos)  e a  adolescência superior (16 a 22 anos). Portanto, durante a adolescência, pais, professores e adolescentes, devem procurar entender qual o papel de cada um na relação e seria muito importante que esta fosse uma relação pautada no afeto e no respeito mútuo. Nós, professores, já fomos adolescentes também e procuramos entender as reações de nossos alunos, mas também já tivemos professores e neles víamos um exemplo a ser seguido, uma pessoa que possuía mais conhecimentos que os alunos e, consequentemente, mais experiência de vida. Portanto, víamos em nossos professores, pessoas dignas de respeito pela profissão, pelo conhecimento, pela dedicação.
Li este texto na internet um dia destes e quem sabe, ele pode nos ajudar a compreender a importância dos mais velhos na vida dos jovens.
Um jovem muito arrogante, que estava assistindo a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, porque era impossível a alguém da velha geração entender esta geração de agora.
“Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo!”, o estudante disse alto e claro de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo.
“Nós, os jovens de hoje, crescemos com Internet, celular, televisão, aviões a jato, viagens espaciais, homens caminhando na Lua, nossas espaçonaves tendo visitado Marte. Nós temos energia nuclear, carros elétricos e hidrogênio, computadores com grande capacidade de processamento e…” – fez uma pausa para tomar outro gole de cerveja.
O senhor se aproveitou do intervalo do gole para interromper a liturgia do estudante em sua ladainha e disse:
- Você está certo, jovem. Nós não tivemos essas coisas quando éramos jovens porque estávamos ocupados em inventá-las. E você, um adolescente arrogante dos dias de hoje, o que está fazendo para a próxima geração?

5 -  Por que detestamos regras e fazemos de tudo para quebrá-las? Lilian

Alguns adolescentes dificilmente se adaptam a regras, a limites e aceitam conselhos de pessoas mais velhas. Pensam que quanto recebem uma resposta como: espere um pouco, quando você for mais velho, você precisa estudar, não  e  enumeras outras respostas é simples para repreendê-los.

6 – Porque  achamos que os adultos nunca nos entendem? Lilian
 Porque os adolescentes pensam de maneira diferente do que os adultos. Conversam  mais com pessoas de sua idade e pouco com seus pais, muitas vezes trocando o aconchego familiar a troca de ideia com pessoas mais experientes pelo computador.
 A grande maiorias dos adolescentes não querem se submeter a mais nada, acreditando demais em seus pensamentos. Deixando de analisar o que é certo do que é errado e nas consequências de seus atos. Consequentemente ao repreendê-los, nos tornamos “chatos”.


7 – Por que brigamos quando estamos em grupo, mas, mesmo assim, não conseguimos ficar sem nossos amigos? Michelli
Os seus amigos são importantes para vocês porque são pessoas que estão em situação de vida semelhante a de vocês: São estudantes, tem a mesma idade, passam por problemas parecidos, como dificuldades na escola, conflito com os pais, descoberta do amor e do sexo, enfim, muitos assuntos em comum para compartilhar, desabafar e se aconselhar. Por isso nos sentimos bem neste grupo.
Entretanto, como diz o velho ditado: Cada cabeça é uma sentença. Isso significa que as pessoas têm diferentes opiniões sobre diferentes assuntos. O que acontece é que algumas pessoas não sabem ainda lidar com a diferença de opiniões, não conseguem expressa-la sem compreender que o outro pode discordar e tem direito de discordar.
Algumas pessoas praticam brincadeiras, que na visão dos outros, devido a tal diferença de opinião, não se tratam de brincadeira. Estes se irritam e não sabem lidar com essas brincadeiras, não sabem brincar junto, nem ignora-las. Então inicia-se uma discussão, xingamentos, retornando as brincadeira com violência, etc. Ainda não sabem se respeitar (quando não é bulling).
Então as pessoas discutem, brigam e se ofendem, mas depois tudo passa, e se perdoam acima de tudo, voltando a serem amigos.

8 – Por que geralmente sentimos mais atração por pessoas mais velhas do que por alguém que é mais jovem? Pierre
Nesta fase da adolescência acreditamos que pessoas mais velhas são mais interessantes, que estas pessoas possuem mais experiências nos relacionamentos, que só pelo fato de não revelarem ou guardarem segredos dos momentos em que estão a sós já nos interessa.
Porque achamos que pessoas mais velhas, tem mais papo são mais legais.
Blá, blá, blá, blá, bla. E não adianta de nada eu responder e falar coisas lindas aqui, porque vocês adolescentes vão continuar fazendo o que vocês querem, sem pensar muito nas consequências. Hahahá

9 - Por que fazemos tanta questão de sermos prioridade entre tudo e todos? Juliana
Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, acredito que por este fato, os adolescentes estão em constantes dúvidas, isso faz com que ele tente sempre manter o pódio.
Muitas vezes estas mudanças de humor, fazem com que nem ele mesmo saiba o que quer realmente, mas que no qual eles exigem uma resposta imediata e muitas vezes irreversível, fazendo com que ele chegue ao pódio tão esperado.
Mas todo adolescente deve tomar cuidado com suas atitudes e atos, procurar relevar muitas ações, para que seu futuro se torne muito melhor do que ele imagine.

10 – Por que sexo e uma coisa tão curiosa e comentada entre nós jovens? Jorge
A mídia tem sido o meio mais feroz de incentivo à vida sexual. No entanto este incentivo tem uma proporção infinitamente mais voltado ao lado negativo.
Na televisão, por exemplo, são muitas horas voltadas para o desrespeito ao próximo, quando a tv mostra com erotização e banalização da virgindade. Os adolescentes que são virgens se sentem excluídos da sociedade atual. E não compreendem que a pessoa é virgem porque ainda não se sente preparada para enfrentar a relação sexual.
Como a maioria dos jovens desconhece este verdadeiro sentido da virgindade classificam os virgens como antiquados.
É comum jovens serem virgens e preferem dizer que já tiveram o primeira relação sexual.
Desta forma pela falta de informação adequado transmitido pelo meios de comunicação em massa jovens ficam curiosos em relação a sexo e comentam constantemente sobre o assunto.

11 – Por que adolescentes como nós adoramos namorar escondidos e muita vezes no colégio? Reginaldo
As instituições educacionais são ambientes norteadores para caminhos onde contudo deve ser saudável a convivência dos alunos e funcionários. Regras, muitas vezes, impedem, proíbem o namoro nos pátios e corredores da escola, pois os beijos e abraços, manifestações comuns entre adolescentes, podem gerar constrangimentos para outras pessoas.
Penso que as escolas não precisam proibir nem permitir, todos devemos saber os limites de nossas liberdades pessoais, e o que se pode ou não fazer em lugares públicos e ocupados por pessoas de diferentes idades. Portanto o adolescente deve procurar saber qual atitude é adequada para cada situação! Em geral a proibição torna o não permito mais interessante.
O mais correto é a refletir, fazer comparações para entender a situação é se posicionar naquilo que é certo.

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